Tigre garante vaga na Série A do Brasileiro em 2024 De volta à Série A do Campeonato Brasileiro depois de 10 temporadas. Sob o comando do técnico Cláudio Tencati, o Criciúma conseguiu o objetivo em 2023 com uma rodada de antecedência.
O treinador chegou ao Tigre no final de 2021 para disputar o Quadrangular da Série C do Brasileiro daquele ano, com contrato curto. Conseguiu o acesso à segunda divisão e continuou na equipe, até chegar ao título do Catarinense e agora se consagrou com o acesso.
— Se pegar nossa trajetória na chegada aqui, era uma missão de curto prazo, se transformou a longo prazo, é uma coisa que a gente brinca até hoje. É um trabalho de longevidade, com resultados. Estamos vivendo um momento fantástico que quero desfrutar. Se for para continuar, para ter esse projeto, a gente tem a maior vontade do mundo — disse o treinador.
Claudio Tencati durante a partida do Criciúma contra o Botafogo-SP
Celso da Luz/Criciúma
+ VÍDEO: Tencati leva banho dos atletas na comemoração do acesso do Criciúma
E o momento a ser desfrutado passa por uma sequência de quatro vitórias e um empate, que garantiram o Criciúma no G-4. Antes disso, a derrota para a Chapecoense foi um dos pontos de virada da reta final da competição, lembrado por Tencati.
— Na derrota pesada para a Chapecoense, a gente teve uma reunião com todo mundo acreditando que era possível. O presidente falou comigo para passar confiança, que também acreditava. O Alex Brasil (executivo de futebol) falou pra mim que eu precisava encontrar algum meio, tirar algum coelho da cartola. Então a gente brincou que o Claudinho, a gente colocou em posição diferente e o sobrenome dele é Coelho. Então tiramos o Cláudio Coelho da cartola, que nos deu aquela vitória, juntamente com a equipe toda, contra o CRB e tivemos a arrancada — finalizou Cláudio Tencati.
Para o executivo de futebol do clube, Alex Brasil, o objetivo conquistado teve um peso ainda maior, e o time quer mais.
— Ter garantido o acesso nesta temporada é como um título, pela dificuldade desse campeonato. E o Criciúma foi regular durante toda a competição e, principalmente, na reta final, com uma arrancada impressionante. O elenco e a comissão merecem demais essa conquista. Mas o ano ainda não acabou. Vamos em busca do vice-campeonato, que é uma marca importante — disse Alex Brasil.
Alex Brasil executivo de futebol do Criciúma
Divulgação
+ Da Série C para a A: os jogadores de 2021 que ficaram no Criciúma até a volta à elite
Do lado dos jogadores, a conquista do acesso tem um gosto especial. Em outro momento da história, em outro acesso do clube, o atacante Eder viu o Tigre subir, mas como torcedor, e relembrou a história e a sensação com a conquista nesta temporada.
— Voltar para cá depois de 18 anos, é uma emoção muito grande. Quando estava em campo no jogo do acesso, passei algumas emoções. Em 2002, eu estava na arquibancada assistindo o Paulo Baier fazer os gols do acesso, e sábado era eu que estava ali junto com os companheiros para coroar o ano maravilhoso. Esse momento é particular na minha carreira — comentou Eder.
Eder comemora gol em Criciúma x Botafogo-SP
Celso da Luz/Criciúma E.C.
O atacante do Tigre marcou nove vezes na competição, incluindo o gol na vitória por 3 a 0 sobre o Botafogo-SP, na 37ª rodada. Do lado oposto do campo, na defesa, o goleiro Gustavo comemorou o acesso e falou do companheiro de equipe como referência para o elenco.
— Mais uma conquista marcante na minha vida. O Eder é um cara referência para toda equipe. Exemplo de humildade e profissionalismo. Abdicou de muita coisa para estar ali, se empenhando todos os dias. Fica aqui o agradecimento de todo o grupo pelo profissional exemplar — disse Gustavo.
Gustavo goleiro do Criciúma em ação contra o Botafogo-SP
Celso da Luz/Criciúma
Em busca do vice-campeonato da Série B, o Criciúma volta a campo neste sábado, contra o Novorizontino, às 17h, no estádio Jorge Ismael de Biasi.
Torcida do Criciúma comemora acesso à Série A 2024
Confira os destaques do esporte em SC
Mais notícias do esporte catarinense em ge.globo/sc